Imagem de um switch com cabos conectados.

História da internet

A internet é, sem dúvida uma das maiores invenções do século XX.
A mais ou menos 40 anos atrás os principais meios de comunicação era o telégrafo e o telefone, os computadores já existiam mas além de serem máquinas enormes o computador era mais para armazenar dados e fazer alguns cálculos nada a ver com o pc que você conhece, era também de uso governamental e não pessoal como é hoje. Desde aquela época as informações sempre foram importantes para os governos e por conta disso no ano de 1958 foi criado a Darpa que era basicamente uma rede de dados interna entre computadores que funciona entre os militares.

Durante a Guerra Fria, o departamento de defesa dos Estados Unidos iniciou um projeto chamado ARPANET, com o objetivo de criar uma rede de computadores que pudesse resistir a falhas e ser utilizada para fins militares.

ilustração fazendo alusão à ARPAnet

A ARPANET foi a primeira versão da internet e foi estabelecida em setembro de 1969. Assim, no dia 29 de outubro do mesmo ano, foi estabelecida a primeira conexão, foi um momento histórico, uma vez que o primeiro e-mail foi enviado. Nos anos seguintes, a ARPANET continuou a se expandir, incluindo sempre universidades e organizações no seu sistema, em 1971 foi introduzido o correio eletrônico, permitindo a troca de mensagens entre usuários da rede.

Na década de 90, o cientista, físico e britânico Tim Berners-Lee desenvolveu um navegador ou browser, a World Wide Web (www). Sua criação é responsável por apresentar ao mundo o modo como utilizamos a internet atualmente. Portanto, apesar de não ter sido o inventor da conexão entre computadores geograficamente distantes ( a já citada ARPANET), foi o britânico quem desenvolveu o modelo que acessamos cotidianamente.

A década de 90 ficou conhecida como o “boom da internet”, pois foi quando ela se popularizou pelo mundo. Essa popularização aconteceu com o surgimento de novos browsers ou navegadores e o aumento do número de usuários, navegadores da internet.
Exemplos de navegadores da época:

Internet Explorer;
Netscape;
Mozilla Firefox;
Google Chrome;
Opera;
Lynx.

Diante disso, ocorreu uma grande proliferação de sites, chats, redes sociais, como Orkut, Facebook, MSN e Twitter, tornando a internet a rede ou teia global de computadores conectados.
Alguns estudiosos acreditam que a Internet foi um marco importante e decisivo na evolução tecnológica. Isso porque ultrapassou barreiras ao aproximar pessoas, culturas, mundos e informações.

INTERNET NO BRASIL

No Brasil, a Internet surgiu no final da década de 80, quando as universidades brasileiras começam a compartilhar algumas informações com os Estados Unidos.
Entretanto, foi a partir de 1989, quando se fundou a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que o projeto de divulgação e acesso ganhou força.
O intuito principal era difundir a tecnologia da Internet pelo Brasil e facilitar a troca de informações e pesquisas.
Em 1997, criou-se as “redes locais de conexão” expandindo, dessa forma, o acesso a todo território nacional.
Em 2011, segundo dados do Ministério da Ciência e Tecnologia, aproximadamente 80% da população teve acesso à internet. Isso corresponde a 60 milhões de computadores em uso.

Compartilhe:

Publicar comentário