Aprenda a proteger seus dados combinando senhas de segurança

Aprenda a proteger seus dados combinando senhas de segurança

Importância da segurança digital

No mundo de hoje, nossas informações pessoais são como ouro digital, as empresas estão cada vez mais interessadas em nossos dados e com isso, eles se tornam cada vez mais valiosos. O número de tentativas de sequestros de dados e roubos de informação são cada vez mais presentes em mensagens e invasões de contas. Por isso, é muito importante entender que a sua segurança também depende de você, na hora de criar uma ou mais senhas, você precisa entender riscos que corre caso não faça da maneira correta, abaixo iremos mostrar como criar uma senha forte e reforçar esta segurança com uma 2FA (autenticação de dois fatores). Por isso escrevemos o artigo abaixo, aprenda a proteger seus dados combinando senhas de segurança para ter várias camadas de proteção.

Primeira linha de defesa

Imagine que você tem um acesso em um site de varejo em que seu cartão está salvo. Para um invasor entrar em sua conta é necessário apenas de sua senha e email, ele pode realizar compras e utilizar suas informações para adquirir produtos e serviços. A primeira autenticação feita para o site é pela sua senha, por isso, ela deve ser bastante forte para resistir a ataques de força bruta ou invasões de pessoas que tem suas informações pessoais. Com uma senha fraca ou repetitiva, o invasor tem mais acesso a sua conta, você fica vulnerável a ataques de força bruta (Um programa utiliza combinações para tentar infinitas senhas até acertar), aumentando o risco de você ser vítima de ataques cibernéticos.

Como Criar Senhas Fortes

Uso de uma combinação de caracteres

Uma senha forte tem bastante variações de letras, números e símbolos, quanto mais aleatório for, melhor, misture letras MAIÚSCULAS com letras minúsculas, coloque núm3r0s no meio e intercale com $imbolos, criando uma senha única e F0rT3.

Evitar informações pessoais

Evite utilizar informações pessoais e públicas, nomes de parentes ou pets, datas de nascimento ou aniversário, estas são as primeiras tentativas que um hacker com informações tentará acessar.

Recomendação sobre o tamanho da senha

É recomendável que sua senha tenha pelo menos 12 caracteres, senhas longas ficam mais difíceis de quebrar, enquanto senhas mais curtas tem menos combinações possíveis, tornando-se mais vulneráveis a ataques.

Não reutilizar senhas

Evite usar as senhas repetidas em vários sites, caso sua senha seja repetida, com seu email ou documento em mãos, fica muito fácil o invasor acessar sua conta e realizar compras ou se passar por você em ambientes digitais.

Uso de geradores de senhas

Uma alternativa interessante é criar sua senha a partir de um gerador de senha, sites como https://www.geradordesenha.com.br/ permitem você selecionar o número de caracteres desejado, opções de variações de caracteres e criam uma senha aleatória.

A Necessidade da Autenticação de Dois Fatores (2FA)

Autenticação de dois fatores é um método que necessita de duas confirmações para acessar o site ou programa, ele consiste em utilizar uma senha padrão que você tem, ou seja, o passo anterior, com uma senha forte, e outra que será gerada a partir do momento em que você tenta o acesso.

Tipos de Autenticação de Dois Fatores

Algo que você sabe (senha ou PIN)

Senha: Uma combinação de letras, números e símbolos que você cria e memoriza. Exemplo: Uma senha como V!v4L@Brasil2024! oferece uma combinação robusta de caracteres que é difícil de adivinhar.

PIN: Um número pessoal, geralmente mais curto que uma senha, usado para acessar dispositivos ou serviços. Exemplo: Um PIN bancário de 4 a 6 dígitos usado para autorizar transações financeiras.

Algo que você tem (dispositivo móvel ou token)

Dispositivo móvel: Usado para receber códigos de segurança via SMS ou por aplicativos de autenticação. Exemplo: Receber um SMS com um código de 6 dígitos para login no seu serviço de e-mail.

Token de segurança físico: Um dispositivo que gera um código seguro a cada intervalo de tempo ou que é usado ao tocar em um sensor NFC. Exemplo: O Google Titan Security Key ou o YubiKey que você conecta a uma porta USB ou aproxima do seu telefone para provar sua identidade.

Algo que você é (biometria)

Impressão digital: Utilizada em muitos smartphones e laptops modernos. Exemplo: Desbloquear seu smartphone ou autorizar compras online com um toque do dedo.

Reconhecimento facial: Tecnologia que analisa as características do seu rosto para permitir o acesso a dispositivos ou serviços. Exemplo: Usar o Face ID em um iPhone para desbloquear o telefone ou aprovar transações no Apple Pay.

Configurando a Autenticação de Dois Fatores

A maioria dos serviços online oferece opções de 2FA. Aqui está como você pode configurá-lo:

Acesse as Configurações de Segurança: Na sua conta, procure a seção de segurança ou privacidade. Aqui é aonde a maioria das configurações que mantém seu dispositivo seguro, vale a pena dar uma olhada pois alguns aplicativos tem configurações próprias de segurança.

Escolha a Opção de 2FA: Procure e selecione a opção para ativar a autenticação de dois fatores, também pode ser encontrada como “Adicionar novas opções para login” ou algo do tipo.

Configure o Método de 2FA: Se possível, use um aplicativo de autenticação como Google Authenticator ou Authy, em vez de SMS, pois são mais seguros contra interceptação de mensagens e gerarão um código que funciona off-line e fica constantemente atualizando.

Benefícios da Autenticação de Dois Fatores

Com a autenticação de dois fatores, fica mais seguro pois o invasor precisa no mínimo, de saber duas senhas para quebrar e acessar sua conta. E mesmo que sua senha seja comprometida por algum motivo, a 2FA ainda sim é uma camada a mais de segurança que não permite o invasor de acessar a sua conta. Ela pode ser uma forte aliada na proteção contra phishing, já que os invasores não terão acesso a segunda senha. Todas essas opções, dão uma segurança maior para o usuário e cria camadas de proteções, que protegem seus dados valiosos, como redes sociais ou aplicativos de internet banking.

Conclusão

As invasões em redes sociais, golpes e tentativas de roubos digitais nunca foi tão presente, é necessário cada vez mais estarmos atualizados de práticas de segurança e entender quais são as medidas que devem ser adotadas para que não cairemos em golpes. É interessante para uma maior segurança digital, que mais de uma forma de segurança seja adotada, combinar uma senha forte e variações conforme o site, com uma autenticação de dois fatores deixa sua conta mais protegida e permite também que você tenha mais tranquilidade caso perca sua primeira senha, pois ainda será possível troca-lá. E lembre-se, ninguém irá pedir sua senha por e-mail, telefonema ou outro meio de comunicação, desconfie sempre de propostas tentadoras e autorizações sem que você tenha pedido.

Compartilhe:

1 comentário

Publicar comentário