Rede Social: Como proteger sua privacidade

A internet em 2024 ocupa uma dimensão tamanha em nossas vidas que há 20 anos atrás seria difícil de imaginar. Quem se lembra dos primeiros acessos discados? Você se sentava em frente ao computador em horário específico, (pois o acesso era oneroso se a ligação telefônica se extendesse por muito tempo) com uma função específica (checar um email, acessar um site, mandar uma mensagem instantânea). A rede social era praticamente apenas o Orkut, a troca de mensagens eram via ICQ e o MSN Messenger. Já nos dias de hoje, passamos o tempo todo online, em incontáveis redes sociais. Nossos comportamentos são registrados e rastreados pelos nossos dispositivos inteligentes, conectados na rede 24 horas por dia.

Sendo assim, com tamanha exposição, temos que ter certos cuidados com as informações que deixamos públicas, pois há muitas pessoas mal intencionadas, prontas para utilizar nossos dados para as mais diversas finalidades. Vamos falar sobre algumas situações de risco em 3 diferentes plataformas do grupo Meta (antigo Facebook Inc.) do Mark Zuckerberg:

Logotipo da rede social WhatsApp

WhatsApp:

A rede social mais popular aqui no Brasil, que funciona em quase todos os modelos de smartphone. O pré-requisito, apenas um número de telefone para servir de log in e autenticação. Se você é uma pessoa jurídica, obviamente você vai precisar ter uma foto de perfil pública para que potenciais clientes reconheçam a sua marca e entrem em contato.

Porém se você usa o WhatsApp apenas socialmente, não há motivo para deixar sua foto de perfil pública, uma vez que isso vai permitir que outros usuários mal intencionados possam tentar fazer uma cópia falsa do seu perfil, com seu nome e foto. Para um olhar mais atento, basta conferir o número do telefone. Porém para pessoas com menos familiaridade com tecnologia, pode ser o suficiente para entender que o perfil falso seria legítimo e cair em um golpe.

  • Altere a configuração de privacidade para apenas meus contatos. Assim, o WhatsApp mostrará sua foto para alguém somente se o número dela já estiver salvo na sua agenda. Bem mais seguro. 
  • O nome que você escolhe é sempre público, por isso evite usar seu nome completo.
  • Utilize uma senha de segurança para evitar que outros acessem sua conta.
  • Nunca envie para terceiros um código de verificação recebido no seu celular.
Logotipos da rede social Facebook e Messenger, seu aplicativo de mensagem instantânea

Facebook:

Outra rede social bastante utilizada e cheia de informações. A opção padrão para posts é pública, compartilhando tudo com todos, até com quem não tem conta no Facebook. Desnecessário dizer que alguém pode querer investigar suas postagens, locais de check in, comentários e perfis de amigos e familiares. Algumas medidas se segurança são recomendadas:

  • Mantenha sua lista de amigos privada.

Alguém espionando precisaria já ser seu amigo para ter acesso apenas aos seus amigos em comum.

  • Não aceite solicitações de amizade de estranhos.

Podem estar tentando infiltrar no seu perfil para obter informações a seu respeito ou de conhecidos.

  • Coloque o mínimo de informações como públicas.

Nome completo, data e ano de nascimento, locais de trabalho/estudo e sua residência, por exemplo, são informações super sensíveis, e não devem ser disponibilizadas para todos os milhões de usuários de uma rede social e os bots que coletam dados na rede.

Logotipo da rede social Instagram

Instagram:

Rede social super popular aqui no Brasil, mas menos complexo que o Facebook. O grande risco também é o perfil público. Dar acesso ao seu perfil para todos os usuários da rede pode ser muito perigoso, principalmente se você posta fotos e informações da sua vida pessoal. Ter um perfil público para postar memes e brincadeiras pode ser divertido, mas dar a estranhos um acesso para sua vida pessoal pode ser muito perigoso. Também vale mencionar o “Sharenting”, um termo criado para designar pais que compartilham em excesso a vida dos filhos online, e que podem ser combustível para bullying ou para deep fakes, onde se usa imagens e vídeos para criar outras mídias manipuladas.

  • Mantenha seu perfil privado para compartilhar suas fotos e videos apenas com seus seguidores.

Uma dica de segurança que é válida para qualquer rede social e também email e outras contas é a autenticação em dois fatores, pois pode impedir alguém de roubar sua conta e ter acesso aos seus dados. Se basta apenas um SMS para alguém fazer login no seu Whatsapp, a senha é mais uma camada de segurança. Ela permite recuperar sua conta caso alguém tenha êxito em interceptar o código enviado por SMS. Isso se dá de diversas maneiras, mas a mais comum é alegar que o código é necessário para verificar ser o ganhador de algum prêmio ou sorteio, onde na verdade é um golpe.

No caso do Facebook e Instagram, você pode pedir que um código complementar seja gerado pelo seu app no smartphone ou enviado via sms/email. Isso já vai dificultar a entrada de terceiros, uma vez que teriam que ter acesso também ao seu email ou telefone. Configurar para notificado via email de tentativas de conexão a sua conta serve de alerta para mudar sua senha, pois está comprometida.

Computador portátil com um cadeado aberto em cima do teclado

Em suma, estamos todos correndo perigo e podemos ser vítimas a qualquer momento. A única opção é tentar não ser um alvo fácil. Manter seus dados privados, habilitar código de acesso ao telefone, utilizar senhas fortes (com números, letras e caracteres especiais)e autenticação em dois fatores são essenciais. Ter também uma frase ou palavra secreta, algo combinado com seus familiares e amigos próximos, que ninguém mais saberia, pode ajudar a identificar uma tentativa de fraude. No meu próximo post falaremos sobre Deepfake: mídias criadas para enganar as pessoas, produzidas com a ajuda de inteligência artificial.

Compartilhe:

1 comentário

Publicar comentário