CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA INTERNET: FIQUE DE OLHO!!
No mundo atual a internet se tornou ferramenta essencial no nosso dia a dia, trazendo conhecimento, interação e uma nova forma de trabalho, mas é necessário ficarmos atentos pois todas essas vantagens nos mostram novos desafios, especialmente com as crianças e adolescentes. Essa turminha ainda está em processo de formação e é de suma importância o cuidado com eles na era da informação.
Não tem como negar que hoje em dia a internet trouxe um acesso ilimitado de recursos educacionais e suas interações, mesmo dentro das Escolas já é indissolúvel o uso da internet no ensino, mas junto a isso aparecem os perigos da rede que podem afetar o emocional, saúde mental e física dos jovens. Neste sentido um dos primeiros e principais problemas é a exposição a conteúdos inadequados para as crianças e adolescentes e neste ponto é vital o uso de ferramentas para controle parental e ter sempre um diálogo aberto com os jovens sobre o bom uso da rede.
Muitas vezes por sua pouca vivencia de mundo as crianças e adolescentes acabam divulgando informações e dados pessoais sem entender o quão problemático isto pode ser para ele e sua família. Os responsáveis devem orientar e criar neste público desde muito cedo a cultura da segurança digital, investindo assim em um uso saudável e equilibrado da internet. Além disso os pais e responsáveis podem se capacitar para a proteção no uso de algumas das principais plataformas usadas no Brasil como whatsapp, Discord, X (antigo Twitter), TikTok, Instagram, Facebook, Kwai, YouTube e Google. Os celulares e outros dispositivos já vêm preparados para oferecer mais segurança neste controle parental, abaixo algumas dicas:
– Existe um app criado pelo próprio Google chamado Family link e tem como objetivo monitorar o tempo de uso do dispositivo, compartilhar a localização, gerenciar a privacidade e aceitar ou não o download de aplicativos;
– O YouTube também é um exemplo de rede com meios de proteção, já que disponibiliza de forma gratuita o YouTube Kids, em que todos os conteúdos são totalmente voltados para as crianças;
– O TikTok conta com um recurso de controle parental que permite os pais gerenciarem o tempo de uso na conta de seus filhos, bloquear a função de busca e até mesmo restringir as mensagens que eles enviam ou recebem.
As crianças só podem criar perfis em redes sociais após os 13 anos e nesta fase eles querem independência e isso não significa que o uso da internet é livre e sem restrição, os pais devem conversar com seus filhos e fazer esta mediação na utilização adequada da rede, fazer acordos para saberem os perigos e com isso o que podem ou não fazer, lembrando que limite e liberdade devem caminhar juntos e este uso de telas deve ter horários diários estipulados, mas fique de olho no que eles estão acessando sempre!
Compartilhe:
Publicar comentário