Os diferentes tipos de hackers

Presentes no mundo cibernético, os hackers são indivíduos com conhecimento profundo em tecnologia da informação (TI), que utilizam suas habilidades técnicas para explorar e entender sistemas de computadores e redes. 

Ao contrário do que muitos pensam, o hacker não é um criminoso. Quem utiliza do conhecimento em TI para a prática de crimes são cibercriminosos . Os hackers podem, inclusive, trabalhar em parceria com empresas e encontrar soluções criativas para desafios técnicos e até prevenir ciberataques.

Com o desenvolvimento tecnológico, foram surgindo diferentes tipos de hackers, que trabalham com diferentes objetivos. Veja os principais e saiba diferenciá-los:

White Hat

Conhecidos como ‘’hackers éticos’’, utilizam suas habilidades para encontrar vulnerabilidades em sistemas e redes com o propósito de melhorar a segurança. Geralmente trabalham em parceria com empresas ou organizações, identificando e corrigindo falhas de segurança antes que sejam exploradas por hackers maliciosos.

Black Hat 

São os hackers maliciosos. Utilizam das suas habilidades em TI para realização de atividades ilegais, como roubo de dados, fraudes financeiras e ataques de negação de serviço (DDos) .  

Gray Hat

Estão entre as classificações de ‘’white hat’’ e ‘’black hat’’.  Podem realizar atividades de hacking sem permissão, mas nem sempre com intenções maliciosas. Por exemplo, um hacker gray hat pode descobrir uma vulnerabilidade em um sistema e divulgar publicamente antes que seja corrigida, às vezes buscando reconhecimento ou recompensa.

Hacktivists

Utilizam suas habilidades para promover causas políticas ou sociais. Eles podem invadir redes de organizações governamentais, corporativas ou instituições financeiras como forma de protesto ou divulgação de informações que consideram importantes para o público.

Script Kiddies

São black hats iniciantes. Têm habilidades limitadas em programação e utilizam ferramentas e scripts pré-fabricados disponíveis na internet para lançar ataques simples. Eles geralmente não têm um profundo entendimento dos sistemas que estão atacando e frequentemente agem por curiosidade ou por diversão.

Como se proteger de hackers maliciosos? 

  • Mantenha seu software atualizado: As atualizações do sistema operacional, aplicativos e programas frequentemente corrigem vulnerabilidades de segurança conhecidas que podem ser exploradas por hackers.
  • Use senhas fortes e exclusivas: Evite senhas fáceis de adivinhar e nunca reutilize senhas entre diferentes contas online. Considere utilizar um gerenciador de senhas para ajudar a gerar e armazenar suas senhas de forma segura.
  • Ative a autenticação de dois fatores: Ela adiciona uma camada extra de segurança exigindo não apenas uma senha, mas também um código de verificação enviado para um dispositivo confiável, como seu telefone celular.
  • Tenha cuidado com phishing: Fique atento a e-mails, mensagens de texto e chamadas telefônicas suspeitas que solicitam informações pessoais ou financeiras. Não clique em links suspeitos ou baixe anexos de remetentes desconhecidos.
  • Instale um software antivírus e antimalware: Isso pode ajudar a detectar e remover ameaças de malware que possam comprometer sua segurança.
  • Cuidado com redes Wi-Fi públicas: Evite realizar transações financeiras ou acessar informações sensíveis enquanto estiver conectado a redes Wi-Fi públicas, pois elas podem ser alvo fácil para hackers.
  • Fique atualizado sobre ameaças de segurança: Informe-se sobre as últimas ameaças de segurança cibernética e técnicas de hacking. Acompanhe notícias, boletins de segurança e alertas de vulnerabilidades para estar ciente das medidas que você pode tomar para se proteger.

Seguindo estas práticas de segurança cibernética, você pode reduzir significativamente o risco de se tornar uma vítima de hackers maliciosos.

Compartilhe:

Publicar comentário