Classificação Indicativa: literatura para todas as idades

Por Ana Clara Muniz, 07/06/2024

Grandes editoras literárias, como Intrínseca, Arqueiro e Galera Record trabalham com diversos autores e públicos, produzem milhares de edições por ano. Um dos principais pontos na produção de um livro é a determinação da classificação indicativa.

A classificação indicativa é o que determina a faixa etária do público alvo de determinada obra literária. É algo estabelecido desde o momento da escrita do autor até o momento de diagramação e publicação pelas editoras. Essa informação costuma ser encontrada destacada na contra-capa do livro ou nas primeiras páginas, com as informações dos gênero literário.

Recentemente, tornou-se comum encontrar livros de romance na faixa etária de 16 e 18 anos com capas feitas de ilustrações de cenas fofas da obra, como beijos, encontros dos personagens e outras referências ao conteúdo das páginas. Esse costume ficou ainda mais famoso graças às redes sociais, como TikTok, Instagram e Youtube, principalmente da parte dos influencers literários, os BookTubers ou BookTokers, que vendem ainda mais as obras. A questão principal encontra-se no momento em que essas pessoas se esquecem de reforçar a classificação indicativa.

É importante reconhecer a classificação etária em obras literárias, pois essas podem tratar de temas sexuais, os famosos “hots”, gatilhos e outros temas sensíveis que ou não estão associados com o momento da vida que nos encontramos ou que podem afetar nosso psicológico de alguma forma. Para crianças de 12 anos, por exemplo, são indicados livros de fantasia infanto-juvenil, como Percy Jackson e Harry Potter, enquanto para alguém de 16 anos é mais comum obras que adentram temas mais delicados e complexos.

Para esse caso, trouxemos uma lista de influencers literários do Youtube, Instagram e TikTok que agem de forma responsável:

Janara Vargas

Estante Cósmica

Entre Mundos e Páginas

Lu Pazos

Para saber mais sobre as classificações indicativas e conteúdos dos livros é sempre recomendado pesquisar sobre a obra!

Compartilhe:

Publicar comentário