Desafios e Estratégias das Educadoras do Projeto Providência: Construindo Autoridade e Empatia com as Crianças
Fundado em 1988, o Projeto Providência tem como missão, educar para a vida crianças, adolescentes e jovens em situação de risco social, favorecendo o desenvolvimento integral e o exercício da cidadania. E, assim, formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres para que possam escrever e/ou reescrever suas histórias e ocupar o seu lugar na sociedade com dignidade e com igualdade de acesso.
Um grande desafio para as educadoras do Projeto Providência é decidir como exercer seu papel de autoridade perante às crianças, uma vez que a maioria possui normalmente mais experiência como estudante do que educadora. E, estabelecer um vínculo sólido e positivo com elas é essencial para que sejam vistas não apenas como figuras de autoridade, mas também como ouvintes atentas e compreensivas. Para isso, algumas estratégias podem ser adotadas, como:
1. Flexibilidade e Adaptação: Estar disposta a ajustar abordagens pedagógicas conforme as necessidades e reações das crianças, mantendo um equilíbrio entre disciplina e compreensão.
2. Construir Confiança: Manter uma comunicação aberta e transparente, onde as crianças se sintam seguras para expressar seus sentimentos e preocupações sem medo de julgamento.
3. Desenvolver a Empatia: Demonstrar genuíno interesse pelas histórias e experiências das crianças, ouvindo ativamente e respeitando suas perspectivas.
4. Participação e Envolvimento em Atividades: Participar das atividades junto com as crianças, mostrando que estão dispostas a aprender e se divertir com elas.
Ao adotar essas práticas, as educadoras do Projeto Providência podem criar um ambiente acolhedor e inclusivo, onde a autoridade é exercida de forma construtiva, favorecendo o desenvolvimento pessoal e social das crianças.
https://providens.arquidiocesebh.org.br/projetos/criancas-adolescentes-e-jovens/projeto-providencia/
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